Auto estima é um conceito que abrange confiança em si mesmo,capacidade do ser humano de lidar com as frustrações , desafios e conquistas diárias,coragem de correr riscos,assumir suas próprias idéias,conviver com as diferenças .Focar em si mesmo independente das cr´ticas ou do que os outros pensam,ser autêntico,ter amor próprio.
Egocentrismo é diferente de auto estima embora as pessoas confundam muito esses conceitos.”AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO” já dizia o profeta.
Posso citar também “PREENCHA SEU EGO ASSIM ELE FICARÁ SATISFEITO E FARÁ OS OUTROS FELIZES” parte de uma estória contada por um monge budista.Ao aprendermos nos amar e respeitar começamos a transmitir isso ao mundo.O ego(eu)/cêntrico(centro) gira o mundo em torno dele não consegue passar nada para o externo é refratário pois também não lhe interessa trocar com o outro, ele se basta.
O egocentrismo,o perfeccionismo levam a baixa auto estima .
Baixa auto estima adoece o corpo e a mente,provoca stress,depressão,ansiedade, diminui a concentração e leva ao abuso de drogas lícitas e ilícitas.Provoca muitas vezes acidentes devido a pensamentos inassertivos e negativistas.Somos o que pensamos.
Essas pessoas se comportam como vítimas diante das situações ,são reativas e pouco proativas não são capazes de assumir suas próprias escolhas e aprender com seus próprios erros.
As relações interpessoais e afetivas ficam comprometidas não conseguem manter laços afetivos duráveis ,harmoniosos,saudáveis.
Estão sempre voltados para o externo ,o que os outros estão pensando ou o que vão falar sobre elas.A opinião do outro é o que norteia suas vidas.Tendem a ocultar suas emoções.
Mentem para si mesmas por terem dificuldade de expressar seus sentimentos.
São pessoas que vivem com medo, são hipervigilantes e tendem a ficar no controle.Sempre desconfiadas não conseguem sentir a leveza da vida.
O valor que o homem dá a si mesmo influencia o seu aprimoramento criamos padrões de conduta,comportamento e pensamento que podem nos levar a auto mutilação psicológica e o empobrecimento da existência pessoal.
Seja verdadeiro consigo mesmo ,busque formas assertivas de pensar ,questione conceitos,valorize o “ser” critique o valor do” ter” e maior será sua auto estima.
Se ame per si.O outro é somente alguém que discorda do que eu penso.
Ter auto estima é saber que merecemos e temos o direito de ser feliz!!!!!!!!!!!!!!!
Dra. Maria de Fátima A. Martins é Psicóloga – terapeuta cognitiva/comportamental e tem consultório em Belo Horizonte, MInas Gerais
contato: psyfatima@yahoo.com.br