A má postura é responsável por dores em várias partes do corpo, principalmente nas costas, ombros, dor de cabeça.
A educação postural é algo que se deve ensinar desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
É necessário cuidado especial com as crianças ao sentar para estudar, ver tv, computador, pois é já nesta idade que vão se formando os bons hábitos posturais.
Carregar materiais escolares pesados de um lado só do corpo e outras posturas incorretas do dia-a-dia sobrecarregam a coluna que está em fase de crescimento favorecendo o desenvolvimento de escolise, ou seja, alterações nas curvas normais da coluna.
O peso das mochilas deve ser regularmente vistoriado pelos pais, pois este é um problema muito sério e que as escolas devem prestar bastante atenção. Uma criança que porta quatro cadernos e mais quatro livros didáticos, além de lanche e outros acessórios, está carregando diariamente um peso demasiado grande para seu porte físico.
Uma criança até seu desenvovimento completo não deve transportar peso além de 10% do seu próprio peso, pois isto não é saudável.
Já na fase adulta, quando somos obrigados a manter posições por longos períodos, é comum o aparecimento de dores sejam simplesmente pela postura inadequada, ou mesmo pela manutenção prolongada de uma postura correta.
São vários os tipos de trabalho que obrigam o profissional a manter certas posições do corpo durante muito tempo e podem acarretar problemas posturais.
Dentistas, manicures, faxineiros, profissionais que passam muito tempo sentado, entre outros, podem ter sua postura afetada pelo trabalho. É importante que se alternem posições e se atente para um bom posicionamento para evitar lesões e o aparecimento de desconforto.
Cuidados ao sentar , deitar, agachar devem ser tomados e treinados até se tornarem habituais.
Prevenção é muito importante, e a atividade física bem orientada ajuda a manter a integridade dos ossos, músculos e articulações.
Por isso, caminhadas, exercícios dentro e fora da água, Pilates, musculação ajudam a ter saúde e boa postura.
E se as dores aparecerem, é preciso estar atento para buscar ajuda médica e fisioterápica adequada, pois elas são um sinal de alerta que algo inadequado está acontecendo; portanto não basta aliviar as dores, é preciso remover ou modificar o que não está correto.
Francisca A.M.Resende
Fisioterapeuta