São muitas as causas da má postura.
Temos dentre elas desde alterações da visão, a má oclusão dos dentes e a forma errada que os pés pisam no chão. Portanto estes 3 fatores estão relacionados e se a pessoa tem uma visão comprometida, por exemplo, ela provavelmente terá alterações na pisada e consequentemente na postura também.
O mesmo vale para os vários problemas de oclusão dos dentes. Há uma grande preocupação em fazer a correção com aparelhos ortodônticos, o que é de fato indispensável.
Porém não se deve negligenciar a avaliação dentro dos princípios da podoposturologia, quando se pode diagnosticar e tratar através das palmilhas posturais as alterações da postura e a correção da pisada.
São palmilhas finas, leves e flexíveis que cabem em qualquer calçado, inclusive sandálias e sapatos finos, cujo objetivo além de corrigir a forma do pisar e do caminhar, trata também da correção da postura e problemas ortopédicos, como escoliose, cifose, problemas nos joelhos (joelhos valgo, varo, recurvatum), diferença de comprimento das pernas, além das queixas de dores nas pernas, pés e coluna.
Quando se deve usar a palmilha postural?