Uncategorized

O que é dormir bem?



Quantas horas  necessitamos dormir para termos saúde?

O que é uma noite bem dormida?

Qual é o colchão ideal?

Esta e tantas outras são as perguntas de quem por algum motivo não acorda descansado pela manhã. E hoje, seja por stress ou desconforto, são muitos os motivos para não se dormir bem.

E, se uma noite de sono pode fazer maravilhas por nossa saúde e por nosso temperamento, uma noite mal dormida pode estar cada vez mais relacionada a uma série de problemas.

Além daquela terrível sensação de ressaca e do conhecido mau humor no dia seguinte, os pesquisadores têm feito descobertas interessantes e surpreendentes também nesse sentido.  

Há quem acorde renovado somente depois de dez horas na cama, outros se saciam com quatro horas. Portanto, a afirmação de que é preciso dormir oito horas seguidas a cada dia é um mito. 

Além do óbvio benefício para o descanso físico e mental,  faz muito bem para a memória. O sono também é importante para que o cérebro desencadeie processos químicos que vão recompor ossos e tecidos, recuperar células, cicatrizar órgãos e a pele e liberar hormônios que vão regular, por exemplo, o crescimento e o controle de apetite. Mas, infelizmente, não é todo mundo que consegue pregar os olhos com facilidade quando a noite cai .

 Dormir pouco pode deixar as mulheres mais gordas e até aumentar os riscos de se desenvolver pressão alta.

Existem vários fatores que podem transformar a hora de descanso em um verdadeiro pesadelo.

Entre os problemas mais sérios estão as doenças crônicas, dores, a temperatura, a luminosidade do ambiente , mas os principais motivos das noites mal dormidas dizem respeito aos nossos próprios maus hábitos, como o uso de estimulantes, o consumo de álcool e tranquilizantes, comer demais ou de menos na hora de deitar, assistir à TV no quarto, usar computador, Internet, falar ao celular à noite e o hábito de levar trabalho para casa são grandes inimigos de uma boa noite de sono.

 Tudo isso afeta o sono porque acaba mexendo com o ritmo normal do nosso corpo, que biologicamente já está adaptado para pisar no freio conforme a noite cai.

.E o que é uma noite bem dormida?

É quando o sono vem naturalmente ao deitar e se acorda com a sensação de descanso, tanto físico como mental.

Há quem acorde renovado somente depois de dez horas na cama, outros se saciam com quatro horas. Portanto, a afirmação de que é preciso dormir oito horas seguidas a cada dia é um mito.

A verdade é que o tipo de sono varia na mesma proporção com que diversificamos as posições do nosso corpo em uma noite de sono.

Não existe padrão: cada um de nós dorme de uma forma diferente.

Mas precisamos nos posicionar de forma adequada para evitarmos  as dores que vão nos acordar e provocar lesões.  

O colchão firme, não duro, é o mais indicado. Dormir de bruços pode machucar a coluna, ombros  e por isso não é uma posição adequada.

 Há quem prefira deitar de lado, neste caso, um travesseiro que acomode bem a cabeça preenchendo os vazios e mantendo a curvatura normal do pescoço é o mais indicado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s