Todos os dias milhares de pessoas se levantam e se deitam com dor. Dói a cabeça, o pescoço, as costas, as pernas, enfim todos os lugares.
Muita coisa mudou, a medicina evoluiu, as técnicas de tratamento fisioterápico evoluíram e não se pode mais aceitar viver sofrendo com dores.
Apesar disto sabemos de pessoas que se queixam de dores ou rigidez por muito tempo, sendo diagnosticadas e tratadas sem muito sucesso.
Normalmente acredita-se que a dor lombar é causada por músculos tensos.
Músculos, que são a fonte de força e causam movimento, podem realmente ser estirados excessivamente ou lesados. Isso requer uma considerável quantidade de força e não ocorre com freqüência.
Além disso, normalmente os músculos cicatrizam muito rapidamente e raras vezes causam dor por mais de uma ou duas semanas.
Por outro lado sempre que o impacto da força é forte o bastante para lesar os músculos, os ligamentos e os tecidos moles a eles associados também são lesados.
Na verdade, esses tecidos são lesados normalmente muito antes dos músculos.
A maioria das dores lombares é causada por um estiramento excessivo prolongado dos ligamentos e outros tecidos moles que envolvem as articulações.
A dor produzida por esse tipo de estiramento é muito comum e aparece particularmente quando desenvolvemos maus hábitos posturais.
Sempre que ficamos numa posição relaxada, seja de pé, sentado ou deitado, o estiramento excessivo prolongado pode facilmente ocorrer .
A dor de origem mecânica pode também ser causada por um estiramento excessivo
de tal gravidade que alguns tecidos ficam realmente lesados.
O estiramento excessivo que causa lesão pode ocorrer quando uma força externa aplica um esforço excessivo na coluna lombar. Por exemplo, esse tipo de esforço pode ocorrer devido a uma queda enquanto jogamos tênis, ou durante a prática de esportes de contato como o futebol.
O levantamento de objetos excessivamente pesados também pode causar estiramento e lesão nos ligamentos que suportam as articulações da coluna. Esses tipos de lesão não podem ser facilmente evitados uma vez que eles acontecem inesperadamente (MCKENZIE, 1998).
Como fazer para se livrar da dor e viver com serenidade? Existe uma solução?
Entre todas as possibilidades de tratamento para lesão e dores da coluna e das articulações do corpo, destaco o Método McKenzie®que consiste de um programa de avaliação preciso, para identificar corretamente a causa dos sintomas dolorosos e a prescrição de movimentos e/ou posicionamentos que aliviam estes sintomas. Quando necessário, o fisioterapeuta treinado no Método McKenzie® aplica técnicas complementares de terapia manual.
O Método McKenzie® visa não apenas a solução dos sintomas atuais mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.
Há também o fator educacional , pois é fundamental que o paciente tenha conhecimento de sua patologia e tenha a consciência de que a melhora no processo doloroso depende exclusivamente de sua dedicação ao tratamento e à mudança de alguns hábitos incorretos quanto à postura.
E por ser de solução rápida, com poucas sessões, ele se torna um tratamento acessível e de baixo custo.
Francisca, adorei o texto e só de ler melhorei minha postura. Estou parada e precisando muito de atividade fisica, minha coluna anda dando trabalho, mas sempre faço a extensão para tentar aliviar.
Parabéns pelo blog, saudades, Susana.
CurtirCurtir
Suzana, depois de conhecer os benefícios da postura correta, é mais fácil procurar mante-la. Certamente a atividade física vai ajudar muito neste processo.
Um abraço.
CurtirCurtir