Uncategorized

Como Envelhecer Bem

As razões do aumento impressionante da população com mais de 60 anos (que, no Brasil, marcam o início da etapa idosa da vida) estão relaciona­das a fatores como explosão demográfi­ca pós-Segunda Guerra Mundial, que­da nas taxas de mortalidade, avanços da medicina e melhora das políticas públicas, segundo a Sociedade Brasi­leira de Geriatria e Gerontologia. Seja lá qual for a razão, o fato é que hoje temos boas chances de chegar aos 100 anos. O desafio, portanto, deixou de ser desvendar apenas como podemos viver mais, porém como po­demos viver bem.

IDOSOS FOTO

A ótima notícia é que, isso é possível, especialmente para quem faz dos esportes e do mundo outdoor seus grandes aliados.

Apesar de a genética ser essencial para determinar quem conseguirá seguir firme e forte durante a maior parte da vida, novas pesquisas estão aí para nos animar quanto às medidas que podem ser adotadas (e as atitudes que devemos evitar) para garantir uma velhice não apenas animada, mas bastante ativa.

A FRANCESA JEANETE CALMENT entrou para a história como a pessoa mais longeva de que se tem notícia.

Nascida em 1875, ela atingiu a mar­ca dos 122 anos com disposição para pedalar sua bicicleta até os 100, caminhar até os l15 e fumar seus cigarrinhos dos 21 aos 117, quando finalmente resolveu parar. Do vinho e do chocolate ela não abriu mão: foram companheiros até o último dia. Para essa senhora, o segredo era o azeite, que ela usava nas refeições e também na pele. A maior parte das pesquisas mais recentes, entretanto, tendem a atribuir tamanha lon­gevidade a uma herança genética de fazer inveja a Matusalém.

Filhos de pais centenários – demonstram estudos realizados no Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos – têm um perfil cardiovascular excepcionalmente bom, níveis de co­lesterol e pressão arterial fora da curva e frequências decrescentes da variação genética associada a doenças como Al­zheimer.

Pes­quisadores apresentaram o mapa das comunidades mais longevas do mun­do, em mais uma tentativa de discutir as razões que levam algumas pessoas a viverem mais que outras e, assim, tentar medir a vantagem genética sobre outros aspectos mais flexíveis, como alimenta­ção, cultura, atividade física e intelec­tual, por exemplo.

No topo dessa lista estão os japoneses da ilha de Okinawa, onde de cada 100 mil habitantes 34 de­les têm mais de 100 anos. Em países desenvolvidos, essa proporção costuma ser de 19 para cada 100 mil habitantes. Outros exemplos de velhinhos durões estão no povoado de Vilcabamba, no Equador; Loma Linda, na Califómia; e Sardenha, na Itália. Nada bem-compor­tados, os equatorianos com mais de 100 anos fumam, bebem, comem muito sal, tomam café adoidado e até usam drogas, segundo se constatou. Já os can1peões de longevidade norte-americanos são adventistas, costumam descansar aos sábados, comem pouca carne e evitam bebidas estimulantes.

Na Sardenha, onde os centenários são três vezes mais frequentes que em qualquer outra parte da Europa, a longevidade pode estar as­sociada à deficiência de uma detem1ina­da enzima (glicose-6-fosfato-desidroge­nase) e à dieta mediterrânea, que inclui boas doses de vinho, peixes e azeite.

fonte:Go outside set/12

Anúncios

2 comentários em “Como Envelhecer Bem

  1. Com os meus bem vividos 70, já vi de tudo…Gente que vivia em busca de uma alimentação do início do século,mais natural,impossível.Passava longe de agrotóxico,etc,etc,etc.Era o primeiro a fazer uso de fibras,chias,aveia…e por aí afora.
    De tanto preocupar com a alimentação, esqueceu-se de ser feliz.Se tornou amargo,e arranjou um cancer de estômago que lhe roubou VIDA em pouco tempo.Como diz a jornalista Leila ,vamos saborear a felicidade em doses homeopáticas,sem esperar a felicidade no superlativo.Se tiver oportunidade de ser longevo terá sido feliz.SER FELIZ É O QUE IMPORTA.
    e….,tenho dito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s