Uncategorized

Como prevenir dores

 

Prevenir é bom

 A queixa mais comum que se escu­ta é “ai, que dor na coluna”.

dor foto choro

Pesquisa rea­lizada pela Sociedade Norte-Americana de Coluna, batizada de “9 for Spine,” dá dicas para enfrentar o problema

1- Exercite-se regularmente para melhorar a saúde e reduzir as chances de ter dor nas costas.

Para se manter saudável, sua coluna precisa de um re­gime regular de alongamento, fortale­cimento e exercícios de condiciona­mento aeróbico, tais como natacão, io­ga, musculação e caminhadas.

2 – Não fume.

Muitos especialistas em coluna relatam que os fumantes são mais propensos a sofrer com dor nas costas do que os que não fumam. Acredita-se que o fumo restrinja o flu­xo de sangue para os discos que amortecem as vértebras, reduza ab­sorção de cálcio e impeça o cresci­mento de novos ossos.

3 – Mantenha um peso corporal saudável.

O peso extra, particularmente quando concentrado na região abdo­minal, muda o centro de gravidade do corpo, deslocando-o para a frente e rea­lizando tensão desnecessária sobre os músculos das costas e dos tecidos cir­cundantes. Por outro lado, a magreza extrema, que também pode ser acom­panhada por baixa massa óssea, coloca o paciente em risco de desenvolver os­teoporose. O ideal é contar com acom­panhamento médico, para determinar e manter o peso ideal.

4 – Mantenha os músculos das cos­tas fortes.

Músculos fracos e sem con­dicionamento no abdômen e nas cos­tas não oferecem um apoio apropriado à coluna, podendo levar ao apareci­mento de dor e ao risco de lesões. É pre­ciso buscar o fortalecimento da muscu­latura dessa região do corpo, pratican­do exercícios, com orientacão médica, que visem a alongar e a f~rtalecer as costas e os músculos abdominais, co­mo ioga ou pilates.

Método Mckenzie
Método Mckenzie

 

5 – Observe as orientações de mecâ­nica corporal quando você se levantar e se abaixar.

Se você precisa levantar ou mover algo pesado, faça isso com segu­rança. Encontre um parceiro para com­partilhar a carga. Em vez de puxar ou levantar um objeto pesado, empurre-o.

6 – Verifique e altere a sua postura frequentemente ao usar seu laptop, smartphone ou tablet.

Graças à tecno­logia, sentir dores nas costas nunca foi tão fácil. O uso de tablets, smartphones e laptops todo o dia (e noite) pode cau­sar dor no pescoço e tensão nas costas. Quem deseja limitar a dor nas costas deve limitar também o uso da parafer­nália eletrônica. Se você precisa usar seus gadgets, mantenha postura neu­tra na coluna e observe se a tela está na altura dos olhos, sempre que possível.

7 – Reduza o estresse.

Há forte liga­cão entre estresse e dor na coluna. A resposta do organismo ao estresse po­de ser dada pela tensão muscular nas costas, que pode causar espasmos do­lorosos. Gerenciar bem o estresse ajuda a evitar dor nas costas.

8 – Mantenha os ossos fortes e sau­dáveis, tomando cálcio, vitamina D e praticando exercícios.

Como a coluna tem 33 dos 206 ossos do nosso corpo, a saúde geral está ligada à saúde óssea. Para reduzir a chance de sofrer com os­teoporose, verifique com seu médico se você precisa tomar suplementos de cálcio e/ou vitamina D. Faça exercícios com regularidade. Caminhada, alonga­mento, ioga, pilates e musculação de­sencadeiam um aumento da densida­de óssea muito benéfica para prevenir dores na coluna.

9 – Moderação!

Se você não pratica exercícios físicos com frequência, na­da de exagerar nas práticas esportivas no fim de semana.

Se você trabalha du­ro de segunda a sexta, não declare “guerra” ao seu organismo, fazendo exercícios intensos ou todas as tarefas domésticas no fim de semana. É prová­vel que você acabe ficando doente na segunda-feira, por causa da tensão muscular dolorosa. A melhor aposta para se manter saudável e livre de dor na coluna é manter o ritmo, durante toda a semana, em suas tarefas e nos exercícios físicos.

As dicas são do neurocirurgião pau­lista Eduardo Iunes.

fonte:Anna Marina, EM 22/04/13

Anúncios

2 comentários em “Como prevenir dores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s