Uncategorized

Quem nunca sentiu dor?

Quem nunca sentiu dor?
As dores na coluna ou em articulações são muito frequentes, mesmo em pessoas jovens.
 Postura inadequada e posição sentada por tempo prolongado são responsáveis por deformações ou deslocamentos dos discos da coluna, das articulações e dos tendões.
A fisioterapeuta Francisca Resende, credenciada pelo Instituto McKenzie Internacional, formada nos métodos McKenzie, RPG e Podoposturologia, esclarece  que o disco intervertebral funciona como uma espécie de amortecedor entre as vértebras, emitindo dor para regiões musculares distantes da coluna.
Tais pontos dolorosos irradiados são muitas vezes confundidos com dores musculares, fibromialgia, tendinites, bursites e distensões.
É muito comum pessoas com dores crônicas nos joelhos ou nos ombros não obterem bons resultados com tratamentos diversos por se tratarem de dores  irradiadas da coluna. Até dores de cabeça freqüentes,de tratamento difícil, precisam ser avaliadas para se excluir origem da coluna cervical(pescoço).
Nem sempre os exames de imagem são compatíveis ou diretamente proporcionais à intensidade dos sintomas do paciente, que pode ter uma ressonância magnética com grandes alterações e ter poucos sintomas (ou mesmo não ter nenhum sintoma) ou o paciente ter uma pequena alteração no exame de ressonância e uma dor maior não compatível com a imagem do exame.
A avaliação precisa ser correta  e o diagnóstico mecânico preciso,  para a prescrição do tratamento e conseqüente melhora.  Se após o exame, fica excluída acometimento da coluna, é necessário focar as demais articulações do corpo, bem como das dores musculares, distensões e tendinites
Muito já se falou do método McKenzie na fisioterapia para tratamento de  lombalgia, cervicalgia e dores  nas articulações, como joelho, cotovelo, entre outras, mas poucas pessoas sabem exatamente quais são os objetivos e como é este tratamento.
O tratamento é constituído por 3 etapas:
     ·  Avaliação.
     ·  Tratamento ( Programa de movimentos).
     ·  Prevenção de novas crises.
O tratamento McKenzie tem demonstrado que a  maioria das dores da coluna
(60% dos casos ) pode ser abolida em poucas sessões (em alguns casos, na primeira sessão há abolição da dor),  em média de 3 a 6 sessões, geralmente semanais ( 1 x semana) e as demais quinzenais ou até mesmo mensais. As dores articulares e de tendões (tendinites), funcionam da mesma forma.
Além da vantagem da rapidez, um tratamento correto e bem prescrito, evita o uso excessivo de analgésicos/anti inflamatórios que podem provocar outros problemas de saúde e evita cirurgias desnecessárias.
Outra vantagem é que as atividades cotidianas, na grande maioria dos casos, não precisam ser abolidas.
Com a supervisão da fisioterapeuta, que explica como funcionam os movimentos, o paciente pode fazer os exercícios em casa, descartando o incômodo de ser obrigado a ir ao consultório muitas vezes.
É portanto, uma evolução na forma de tratar dores na coluna, e nos membros, por permitir um retorno rápido e sem muita ou nenhuma limitação no estilo de vida das pessoas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s