Uncategorized

Os problemas de saúde causados pelo uso de smartphone e como evitá-los

Resolver tudo pelo celular pode ser muito prático. Mas também pode criar um problema de saúde.

celular-e-dores-na-coluna

Postura indevida em uso prolongado de celulares ou tablets causa dor e lesões na coluna cervical.

O celular é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial no dia a dia – mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano.

Se você sente constantes dores de cabeça, um couro cabeludo extremamente sensível ou um incômodo atrás de um olho, a culpa pode estar no uso indevido do smartphone.

Especialistas dizem que são cada vez mais comuns os casos de “text neck” – “pescoço de texto” em tradução livre -, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular, podendo também pode levar a dores no braço e no ombro.

São frequentes as cefaleias cervicogênicas, ou seja, de origem cervical,  de tanto inclinar a cabeça para frente, podendo se agravar e, em alguns casos,  levando a uma condição conhecida como nevralgia occipital.

É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca.

Geralmente, as dores começam na parte de trás da cabeça,  mas às vezes elas ficam localizadas mais na parte da frente, acima dos olhos.

 

a dor pode estar localizada em um dos lados da cabeça ou nos dois, e até atrás dos olhos quando movimenta o pescoço. 

“Quem sofre disso deveria pensar em adotar posturas diferentes quando estiver usando o celular. Sentar na vertical, por exemplo, e levantar o celular ou usar um suporte para ele ficar em uma altura mais adequada”.

O tratamento inclui correção de postura, quando ainda não há lesão de alguma estrutura do pescoço; sendo que a prevenção é a melhor opção.

Diminuir o tempo de uso de smartphones ou então posicioná-los mais próximo da altura dos olhos são boas estratégias para evitar o problema, além de posicionar corretamente a coluna, evitando posturas mantidas prolongadas.

Uma vez que a dor esteja resistente e a mudança da postura já não é suficiente para aliviá-la, é preciso fazer uma boa avaliação para restabelecer a função correta e suprimir a dor. Na minha experiência clínica, os resultados são muito bons e rápidos, uma vez identificado o problema e estabelecido um programa adequado de tratamento.

 

fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2015-06-23/os-problemas-de-saude-causados-pelo-uso-de-smartphone-e-como-evita-los.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s