Uncategorized

Porque fazer atividade física

Qual relação com o desempenho no trabalho e no lazer? E com o envelhecimento?

              exercicios-5-paragrafo

 

O sedentarismo é um dos principais males da vida moderna e é gerador de diversas doenças como ansiedade, problemas cardíacos e de coluna, casos de diabetes e cânceres de mama e de cólon. Esta é uma constatação de diversas pesquisas em saúde e avaliação de médicos, como cardiologistas, ortopedistas, endocrinologistas e professores de educação física.

Exercícios físicos deixam a gente sempre mais disposto. Não nos damos conta e nem nos perguntamos por que isso acontece, apenas sentimos mais disposição e energia quando praticamos alguma atividade física.

“Quem leva uma vida sedentária, não sabe que sua vida pode melhorar e muito  a partir do momento em que resolver mexer o corpo. E não é preciso muito: basta  pelo menos meia hora por dia para melhorar todo o seu organismo. Fica o alerta para o risco da prática de atividades físicas somente nos fins de semana como o futebol com amigos, por exemplo, expondo ao risco de lesões e problemas cardíacos.

REDUÇÃO DE RISCO DE OSTEOPOROSE

Qualquer atividade física que você faça cria estímulos nos ossos, tornando-os mais resistentes à osteoporose. Se você já tem qualquer problema com relação à osteoporose, a prática de exercícios físicos poderá impedir o avanço da doença.

NORMALIZAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL

Os exercícios físicos fazem com que tenhamos uma respiração melhor, ativando mais a circulação sanguínea e levando mais oxigênio pelo corpo todo, atingindo todas as células. Fazer exercícios traz o benefício de preservar o coração, reduzindo problemas cardíacos e aumentando a longevidade.

REDUÇÃO DE RISCO DE DEPRESSÃO

A depressão é uma doença que ataca principalmente quem não produz endorfinas nas quantidades necessárias para o organismo. Este hormônio é o responsável pela sensação de alegria e relaxamento, sendo basicamente um remédio natural contra a depressão. Quando mais exercícios você faz, mais endorfinas o seu corpo libera, e isso vai fazer com que tenha mais vontade de viver, esquecendo os problemas que podem levar à depressão.

CONTROLE DO COLESTEROL

O bom colesterol, o HDL, é necessário para nosso organismo. O que devemos evitar é o mau colesterol, que pode entupir as artérias, criando sérios riscos de ataques cardíacos. Fazer exercícios físicos é fazer com que a circulação seja mais rápida, impedindo o depósito de gorduras dentro das artérias e reduzindo os riscos para o coração.

MELHORIA DA QUALIDADE DO SONO

Trabalhar com os músculos do corpo nos proporciona melhoria do metabolismo, o que nos leva a momentos mais relaxantes quando nos dispomos a ir para a cama. Com a constante prática de exercícios físicos sempre conseguimos melhor qualidade no nosso sono, o que vai ajudar a recuperar nossos músculos e nos proporcionar mais disposição para as atividades do dia seguinte.

CONTROLE DO DIABETES

Ao trabalhar com exercícios físicos fazemos com que o corpo produza mais insulina, a substância responsável pela absorção da glicose pelo organismo. Fazendo o sangue circular melhor, também fazemos com que o pâncreas e o fígado sejam estimulados, o que vai nos proporcionar maior liberação da insulina, evitando que a glicose fique acumulada, sem ser absorvida pelas células.

CONTROLE DO PESO

Exercícios fazem com que o corpo comece a consumir as gorduras acumuladas em nossas células, ajudando a emagrecer e fortalecer a massa muscular, a conhecida massa magra, que nos dá mais resistência e vigor. Acelerando o metabolismo através dos exercícios, fazemos também com que o corpo continue trabalhando acelerado, consumindo as gorduras muito tempo depois de pararmos com a atividade física.

CONTROLE DA ANSIEDADE

Um dos motivos que levam muita gente a engordar é a ansiedade, que acaba sendo compensada com a ingestão de comida em excesso, principalmente de doces, um dos principais itens que motivam a obesidade. As endorfinas que o organismo libera com os exercícios físicos nos proporcionam uma sensação de maior saciedade com aquilo que comemos normalmente, evitando que tenhamos a fome provocada pela ansiedade.

 

Não adianta se obrigar a fazer um exercício apenas pela questão estética ou porque é uma recomendação médica. Muita gente que começa assim acaba parando com as atividades pouco tempo depois. A socialização também é um componente importante para quem faz atividade física. Por isso é importante fazer algo prazeroso que estimule a interação. Principalmente para idosos.

Sobre o tempo médio diário necessário e a frequência semanal,pelo menos 30 minutos diários durante cinco vezes por semana, sendo um risco a prática de atividades físicas somente nos fins de semana como o futebol com amigos, por exemplo”.

Fonte: 2move Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s