´´Praticar esportes, na esfera profissional ou cotidiana, é uma forma de superar limites, presentes tanto no esporte como em nós mesmos. A superação de ambos os limites é incomensurável e benéfica para a mente e o físico. A busca pela satisfação imediata, entretanto, pode levar a procura de superação dos limites ao fracasso. Paciência, perseverança e confiança são traços importantes e necessários quando o objetivo é atingir metas difíceis´´
Que podemos fazer para ter mais para ter disposição para encarar a correria diária, diminuir a ansiedade e estar em harmonia?
Temos algo bem simples e possível para todos: realizar pelo menos algumas vezes na semana exercícios físicos, sejam coletivos ou não. Uma simples caminhada pode fazer muito pela saúde e pela mente. Pessoas que são depressivas, mal humoradas e que se irritam com facilidade podem se beneficiar disto, mesmo que ás vezes se sintam sem motivação.
Á medida que se exercita, o organismo libera dopamina, que tem um papel muito importante na nossa saúde mental. É produzida no cérebro e é responsável pela regulação da nossa boa disposição e níveis de energia, melhorando o raciocínio, a memória, a capacidade intelectual e física. Níveis baixos deste hormônio causam depressão, tristeza, preguiça, falta de interesse, compulsão alimentar e mesmo dor crônica.