Uncategorized

MÁ POSTURA GERA DOR E DOENÇAS

A postura do corpo não é importante apenas para a aparência física, mas também desempenha um papel muito importante na saúde, já que uma má postura pode causar transtornos físicos graves que, por não receberem a nossa atenção, podem afetar nossa qualidade de vida.  img_5782

 Má postura é ruim, não só para a saúde física, mas para o bem-estar emocional e social.

A postura corporal correta precisa se tornar um hábito, para que a coluna cervical, torácica, lombar e sacral tenham uma distribuição uniforme do peso do corpo.

É necessário ter  muita disciplina, não é fácil manter uma postura correta ao ficar de pé, sentar, deitar, andar ou levantar peso, principalmente se essas ações são realizadas durante muito tempo.

 Um dos fatores que piora a postura é a forma incorreta de se sentar, podendo desenvolver alterações posturais e levando desde o aparecimento de dores em curto prazo, até a alteração das curvaturas normais da coluna a médio e a longo prazo, podendo gerar o aparecimento de lesões como hérnias de disco.

Qualquer posição assumida repetitivamente ou por períodos prolongados , causa um nível de estresse nos ossos e juntas a ponto de alterar sua forma mais ou menos permanentemente.

Os efeitos da má postura são sentidos em todo o corpo, causando dores nas costas e pescoço, fadiga muscular, limitações na respiração, artrite nas juntas, problemas digestivos e mudanças de humor, além passar uma má impressão na hora de procurar emprego, no início de um relacionamento ou de uma nova amizade.

A posição  da cabeça para frente e para baixo durante o uso de dispositivos eletrônicos altera a força e flexibilidade dos músculos da nuca e da parte superior das costas , provocando  um apertamento das mandíbulas e contraindo os músculos faciais, o que causa dores de cabeça e DTM, ou disfunção temporomandibular.

Curvar-se para frente ou manter a má postura pode reduzir a capacidade pulmonar, reduzindo o volume de oxigênio que chega aos tecidos do corpo.

Além disso, comprime os órgãos abdominais e pode reduzir os movimentos peristálticos, tão importantes para a digestão e função intestinal normais.

Uma das atividades mais problemáticas da atualidade, especialmente para crianças e adolescentes, cuja estrutura óssea ainda está em formação, é carregar mochilas extremamente pesadas para a escola. O peso força o corpo para frente, com grandes chances de causar os mesmos males que a má postura.

-postura correta sentada

Manter a postura correta exige um esforço consciente combinado a exercícios de força e flexibilidade que corrijam os desequilíbrios musculares,  e em alguns casos, a participação de fisioterapeuta para aplicação de tratamentos especializados de correção são necessários;

 

fonte: saude.estadao.com.br Jan 13, 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s