Uncategorized

Boa postura depende dos pés

Os pés são tão fundamentais na locomoção quanto na postura, por ser  a base de toda sustentação e alinhamento.pes1

 

Desde que começamos a andar, nossos pés sofrem alterações visando adquirir um melhor equilíbrio e alinhamento postural. Tendões, articulações e músculos que passam pelo tornozelo, joelho, quadril e coluna vertebral podem sofrer modificações.

Se algo acontecer nos pés, como traumas, fraturas, cirurgias, doenças genéticas ou posturais, poderá ocorrer no corpo, uma série de compensações e desvios que geram dores, enrijecimentos, contraturas musculares, limitações dos movimentos e o aparecimento de patologias ortopédicas. Se você tem um problema crônico de dor ou desvios, preste mais atenção nos seus pés.

 

A partir dos 5 anos de idade,  temos que estar atento a pisada dos nossos filhos. Quedas frequentes, pezinho chatos ou totalmente planos “sem a curva dos pés”, joelhos em X ou valgo “joelhos voltados para dentro”.

Dificuldade de arrumar e se adaptar a calçados, entorses frequentes do tornozelo, inflamação e dores frequentes, bolhas, calosidades, rachaduras, unha encravada, joanete, deformações nos pés e joelhos devem ser considerados como marcas de expressão e isto quer dizer que algo está errado com seu pé e pisada.
Dor é um sintoma que algo está errado com seu pé.

Estes sinais e sintomas citados acima indicam a necessidade de procurar um especialista para identificar a causa. Se o pé for o causador principal, devemos tratar o pé, sua pisada e consequências.

Quanto mais precoce você descobrir melhor. Escolher o calçado ideal de acordo com sua idade, profissão e atividade física também são importantíssimos. 

Fatores externos como fratura, cirurgias, obesidade, uso de andador pela criança e forçar a criança a andar precocemente são prejudiciais e causam alteração na pisada.

palmilhas posturaisA melhor pisada é quando apresentamos um equilíbrio postural, o que quer dizer uma harmonia entre o pé, joelho, quadril e coluna vertebral. Hoje temos técnicas e métodos posturais para corrigir, prevenir e equilibrar estas alterações que possam aparecer. Uma avaliação Postural é de grande importância. As palmilhas posturais são indicadas para o alívio da dor e correção da pisada  da postura, sendo uma evolução nesta área, porque as palmilhas tradicionais apenas aliviam os sintomas de dor.

 

Procure e opte pelo sapato mais flexível. Ficar atento a calos, bolhas e manchas avermelhadas pode ajudar você a entender se está usando um sapato adequado ou não. Se perceber que o sapato está deixando o pé marcado, pode ser um sinal de que precisa mudar de calçado.  Andar descalço é bom porque preserva a saúde dos pés e mantém os músculos ativos, as articulações móveis e as juntas saudáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s