É tão comum ouvirmos de pessoas de todas as idades, mas principalmente de idosos, sobre limitações em várias atividades, por sentirem dor em alguma articulação.
Isto gera um problema adicional ao evitarem os movimentos normais das articulações, mesmo em presença de artroses; pois a falta do movimento diminui a lubrificação das juntas, reduz a amplitude dos seus movimentos e vai proporcionando encurtamentos e fibroses, o que leva a mais dor.
Temos que pensar mecanicamente, pois essas articulações foram projetas para executar movimentos e receber carga. Foram projetadas para serem estressadas. Se não executarem suas funções, vão se degenerar por desuso. Ao invés de orientar repouso e uma série de impedimentos, temos que tratar e recondicionar a articulação.
Assim como os músculos necessitam de tensão para se manterem sadios, a cartilagem necessita de pressão. A cartilagem que recebe pressão adequada contínua se mantém forte e bem nutrida. Para estimularmos a cartilagem degenerada temos que capacita-la a receber a pressão do corpo e não privá-la da mesma. A crença de que a cartilagem não pode reparar-se , é refutado pelas evidências científicas contemporâneas (Bland 1993, McCarthy 1994).
Toda vez que andamos, agachamos, assentamos, levantamos da cadeira, descemos e subimos escadas e rampas, estamos dando um estímulo positivo e vital para as articulações e cartilagens. Joelho, quadril, tornozelos e articulações dos pés precisam de pressão diária.
Portanto, o foco do tratamento não deve estar no repouso ou só no fortalecimento muscular. O objetivo e foco estão também dentro da articulação, ou seja, na reorganização dos tecidos intra articulares.
A vivência clínica tem demonstrado que esses pacientes obtêm uma melhora rápida ( poucas sessões ) com esta abordagem de tratamento.
Tanto os estudos científicos quanto a nossa experiência clínica têm demonstrado que o exercício adequado reduz a dor e melhora a capacidade do paciente de executar suas atividades diárias. As terapias passivas como o gelo e o calor foram ineficazes.
A AVALIAÇÃO MCKENZIE é capaz de detectar que fatores estão incapacitando a articulação e que exercícios deverão ser prescritos. Temos que tratar a articulação e restituir sua função normal; e não colocá-la em repouso e limitá-la e impedi-la de se movimentar.
fonte: Maria J. Queirós
Parabéns, muto boa matéria
CurtirCurtir
Obrigada.
CurtirCurtir