São muitas as causas de dor nas costas, desde movimentos bruscos, esforços para levantar pesos, acidentes e quedas, mas principalmente as posições de agachar e sentar, seja para trabalho ou lazer.
Causa estranheza pensar que ficar sem fazer nada pode provocar dor! E é muito frequente, porque ao sentar de forma errada forçamos muito a coluna, levando a dores em qualquer parte dela, inclusive o pescoço.
Quando não se mantém uma boa postura, ocorre uma sobrecarga adicional na musculatura dorsal, nos ligamentos, nos discos intervertebrais.Um stress é adicionado à coluna vertebral, e se a má postura continua por um longo período de tempo, a anatomia da coluna pode realmente ser alterada por causa disso.
Vasos sanguíneos e nervos que estão localizados dentro dos músculos podem ser comprimidos, ocasionando falta de nutrientes, de oxigênio e de remoção de resíduos do trabalho muscular, o que provoca alteração dos nervos e dos músculos. Todas estas condições podem resultar em dor nas costas, e outros problemas como dor de cabeça, deficiência da respiração e fadiga.
A boa postura é importante porque mantém um equilíbrio entre as partes do corpo. A postura correta, estando de pé, pode ser determinada traçando-se uma linha que passa pelo tornozelo e o lóbulo da orelha – numa boa postura a linha é reta. A linha deve ser o mais próximo da reta entre as orelhas, os ombros, os quadris, os joelhos, e o tornozelo.
Além de evitar dor e desgaste de toda a nossa anatomia, estar bem posicionado tem vários benefícios adicionais: