Uncategorized

Postura corporal e os pés

Desde que adotamos a postura ereta bípede temos sido desafiados pela força da gravidade para manter o equilíbrio do corpo sobre a pequena área de suporte delimitada pelos pés.pes1

A tarefa do sistema tônico postural é controlar e manter centro de gravidade do indivíduo dentro da base de suporte definida pela área da base dos pés durante a postura ereta estática.

O pé e o tornozelo constituem a base de sustentação ou o alicerce do corpo humano. Proporcionam a estabilidade necessária para que possamos assumir a nossa postura ereta e singular. O pé está adaptado para fornecer a flexibilidade necessária em solos irregulares e para absorver o impacto.

Os pés são um arsenal imenso de informações para analise clínica das doenças que acometem a coluna vertebral. Atualmente os pesquisadores de diversas especialidades estão aprofundando seus estudos para identificar as reações que causam por todo o corpo durante as fases de apoio e marcha.

A posturologia busca a interação dos pés na relação direta que tem este captor ascendente, no envio de estímulos para Sistema Nervoso Central,que mantém o equilíbrio contra a força da gravidade. Os ajustes finos contínuos permitem ao corpo humano recuperar o equilíbrio a cada passo.

Analisando suas características percebemos que os pés possuem funções importantes para suportar o peso, manter o equilíbrio e servir como alavanca e ponto de apoio para impulsionar o corpo durante a marcha. A constituição dos pés permite adaptação ao diversos tipos de superfícies no solo, porém, algumas acomodações usadas para reduzir dores pelo corpo podem causar muitas doenças comuns nos quadris, joelhos e na coluna vertebral. Estes são  exemplos que estão diretamente relacionados com um pé posicionado irregularmente em qualquer calçado ou palmilha.

A melhor postura é aquela em que os segmentos corporais estão equilibrados na posição de menor esforço e de máxima sustentação. “Os pés representam a base para uma boa postura, suporte fundamental para a posição bípede humana e peça essencial para a marcha. Pés debilitados causam posturas defeituosas gerais; perturbam a ação adequada dos músculos”. Todos os tipos de posturas caracterizam-se principalmente por um aspecto essencial: O alinhamento correto da coluna vertebral.

A avaliação postural, através da podoposturologia é um meio de obter informações a respeito do sistema músculo-esquelético, se existem normalidades e/ou disfunções, que podem refletir sobre todo o organismo do indivíduo.

Algumas orientações que podem contribuir para o bem-estar da coluna :

Distribua o peso corporal sobre a planta dos 2 pés;
Mantenha os pés em calçados confortáveis para que não comprometam o sistema circulatório;
Observe seu calcado, verificando o desgaste da sola posterior ou anterior;
Evite a hiperextensão dos joelhos quando tiver que ficar muito tempo em pé;
Caso permaneça de pé por tempo prolongado, apoie um dos pés sobre uma caixa e alterne o apoio;
Quanto estiver caminhando, observe qual a parte do pé faz mais pressão no solo durante as passadas;
Observe como são suas passadas, arrastando, apoiando mais na parte interna ou externa do pé;
Verifique suas unhas. Existe alguma encravada;
Existem pequenas rachaduras na pele ou entre as dobras dos dedos;
Toque toda a superfície para identificar pontos doloridos;
Observe a pele para identificar partes avermelhadas ou roxas;
Realiza movimento básico dos pés, tais como flexão, extensão, inversão, eversão e rotação;
Analise seu equilíbrio: Ande na ponta dos pés, nos calcanhares, na parte interna e na parte externa.

Bem, depois relaxe! Este controle é inconsciente, porém constante e dinâmico, com exceção de quando o corpo encontra-se em repouso (deitado), pois para mantê-lo em determinada posição é necessário que haja tensão muscular, sendo que à medida que os movimentos são realizados, ocorre uma adequação dessa tensão. Este equilíbrio é fundamental, uma vez que, diferentemente dos outros animais terrestres, os humanos utilizam somente dois membros para locomover-se.
Fonte: escola de postura
21/10/16

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s