Uncategorized

Postura e Equilíbrio muscular

A palavra postura tem dois grandes significados    –   físico e figurativo: no sentido físico,     corporal,     significa “o modo de manter o corpo ou de compor os seus movimentos”.2k8d5gnbb24dot06xqj23sz9z
Parado ou em movimento, o corpo mantém sua postura pela ação dinâmica de forças aplicadas sobre ossos e músculos.
A postura ideal é aquela onde essas forças sustentam e conduzem o corpo sem sobrecargas, com a máxima eficiência e o mínimo de esforço.
No sentido figurativo, postura significa ponto de vista, maneira de sentir, pensar e agir diante de um acontecimento qualquer.
É interessante notar como os dois conceitos compartilham sentido. Em ambos há forças (e suas resultantes) e busca de equilíbrio. Postura é alinhamento ideal entre ossos e músculos, mas também decorre da história individual, das vivências e experiências de uma pessoa dentro de sua época. A postura expressa equilíbrio ou, ao menos, busca de equilíbrio – dos ossos, músculos, sentimentos, valores e da alma que existe dentro de cada um. Cada indivíduo expressa e revela em sua postura corporal, sua forma de ser diante da vida e do mundo, seus conflitos e interações com a sociedade em que está inserido
Nos dias de hoje a dor lombar é muito comum e isto está também relacionado a postura inadequada e de ficar muito tempo sentados. Isso, e outros fatores criam um desequilíbrio muscular que chega por vezes a alterar até os nossos ossos. Postura é algo a que a maioria das pessoas não dá importância e pensa ser normal se deteriorar com o passar da idade.
Quando alguma parte do corpo dói, está nos dando um sinal de que algo não está bem, que há algo que ele não está conseguindo lidar.
Se já existe dor temos que eliminá-la e se não, o correto é prevenir. A postura inadequada produz deslocamentos no eixo de gravidade do corpo, que resulta sempre em sobrecarga de músculos e articulações. Quando a musculatura da estática permanece longo tempo em desequilíbrio, uma série de forças anormais começa a atuar sobre todo o corpo. Essas forças causam compressões, torções e estiramentos de músculos, articulações, ligamentos e fáscias gerando vários desconfortos (dor, câimbras, enrijecimentos, contraturas e fadiga) com repercussão imediata sobre a harmonia e eficiência dos movimentos nas regiões afetadas. A longo prazo, essas alterações podem produzir desgastes e inflamações das articulações, alterações na química das células dos músculos e na circulação sangüínea.
Fonte: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/…/cap_2_biomec_nica_da_postura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s