Uncategorized

TRABALHANDO EM CASA

Os afazeres domésticos, principalmente arrumar e limpar a casa, lavar e passar roupas exigem esforço físico e comprometem a postura do corpo, podendo gerar lesões na coluna vertebral, quadril, joelhos e ombros. Por isso, uma postura correta é importante para equilibrar os músculos e ossos durante a movimentação a fim de proteger essas estruturas.

mulher-abertura1

Não é tão difícil manter uma postura adequada, basta observar algumas dicas em relação aos cuidados com o desenvolvimento das atividades do dia a dia.

• • Ao arrastar ou pegar móveis pesados, abaixe dobrando os joelhos, com os pés afastados e o abdomen contraído. Caso seja necessário carregá-lo, leve-o junto ao corpo, pegando-o com as duas mãos, mantendo um ângulo próximo de 90º no cotovelo. De preferência, nesse momento, solicite o auxílio de outra pessoa.

• • Ao varrer ou aspirar, utilize utensílios com cabos mais longos. Evite se inclinar para a frente, mantendo a postura o mais ereta possível e com os pés afastados. Realize os movimentos de varrer com o corpo todo, evitando os movimentos rotacionais da coluna. Na hora de varrer por baixo dos móveis, o ideal é se agachar, mantendo os músculos abdominais contraídos, para evitar a sobrecarga na coluna.

• • Ao arrumar a cama, tenha cuidado no momento de elevar o colchão para prender o lençol, essa tarefa deve ser realizada com o abdômen contraído e flexionar os joelhos no lugar de curvar o tronco para frente.

• • Deve-se ter muita atenção ao organizar o guarda-roupa e gavetas, pois essa tarefa pode ser demorada e sobrecarregar as costas e os ombros, principalmente se você ficar abaixando e levantando para guardar as roupas. De preferência, use escadas ou banquinhos para guardar ou retirar objetos acima do nível da cabeça e dobre os joelhos para recolher objetos de lugares baixos. Se permanecer por longos períodos arrumando as gavetas, sente-se em um pequeno banco, de modo que a coluna fique alinhada e protegida, mantendo sempre a contração dos músculos do abdômen.

• • Passar roupa também é uma atividade que força os ombros e a coluna. Por isso, é preciso manter o tamanho da tábua de passar o mais confortável possível para quem está passando, mantendo essa na altura adequada para cada pessoa, ou seja, se ficar baixa vai comprometer a coluna vertebral e se ficar alta vai impactar áreas importantes do ombro. Outra dica é utilizar um apoio para os pés alternando-os sempre que houver algum incômodo.
A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas diariamente. Por isso, é necessário atenção quanto ao posicionamento do corpo na realização destas atividades, ao peso dos objetos, à altura dos móveis, enfim, à ergonomia, já que a casa também é um ambiente de trabalho onde permanecemos por longos períodos de tempo.
Fonte: RPG

Anúncios

Um comentário em “TRABALHANDO EM CASA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s