Para quem faz o serviço doméstico, a casa é um ambiente de trabalho como qualquer outro e onde permanecemos por longos períodos de tempo, submetendo nossa coluna e articulações a posturas stressantes, que exigem esforço físico e posições muitas vezes inadequadas.
Cozinhar, limpar a casa, lavar e estender roupas no varal, cuidar do jardim, cuidar de crianças, enfim, várias atividades corriqueiras que podem lesar estruturas e provocar dores nas costas. É necessário prestar atenção ao posicionamento do corpo na realização destas atividades, evitando posições inadequadas, além de adaptações no mobiliário para diminuir o risco de lesões, já que são bastante comuns as queixas durante a realização de atividades domésticas do dia a dia.
A altura das bancadas, tábua de passar e pias devem estar de acordo com a altura de quem as utiliza; a altura do cabo da vassoura também, evitando inclinar-se para a frente e os movimentos rotacionais da coluna. Realize os movimentos de varrer com o corpo todo, mantendo a postura mais ereta possível e com os pés afastados.
Peça ajuda a outra pessoa para afastar móveis ou objetos pesados do lugar. Mantenha os joelhos semi-flexionados, dobrados, os pés afastados e o abdômen contraído.
Procure colocar o varal em uma altura compatível com a sua, acessível aos seus braços. E além de todos estes cuidados, é preciso ter um cronograma a seguir, lembrando sempre da necessidade de pausas entre as atividades.