Uncategorized

Benefícios do MDT (Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica®)

    Mundialmente reconhecido como um sistema eficaz de avaliação, tratamento e prevenção.

 O Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica® , (em inglês, Mechanical Diagnosis and Therapy® – MDT) é um protocolo de avaliação e tratamento de problemas da coluna e extremidades, baseado em evidência. O MDT mostrou ser um sistema de avaliação confiável para classificar pacientes em subgrupos mecânicos.

  A avaliação MDT permite que profissionais treinados no método encaminhem os pacientes, de maneira precisa e eficiente, para o serviço adequado necessário a cada caso  especialmente aqueles com dor de origem na coluna.                  A avaliação também identifica dor de origem não mecânica e contraindicações para tratamento, casos em que é necessário encaminhamento imediato para outros serviços.                           As pesquisas mostraram que a maioria dos pacientes com dor mecânica da coluna responde bem a exercícios específicos e tem menos sintomas quando tratada com exercícios individualizados para cada paciente.

A combinação particular de orientação postural e aplicação individualizada de exercícios específicos, quando prescrita por um profissional treinado em MDT, permite ao paciente auto tratar sua condição. Esse processo promove a capacitação do paciente, aumenta sua satisfação com o tratamento e tem também boa relação custo-benefício.

Brazil MDT Benefits
1. Embasamento científico
Para ser eficaz, qualquer sistema de tratamento deve ser baseado em uma avaliação comprovada e em uma classificação em subgrupos ou diagnóstico precisos. Aplicando esse princípio ao sistema McKenzie, verifica-se que o embasamento científico é muito forte.
2. Diagnóstico precoce
É frequentemente possível dar um prognóstico ao paciente em 1-2 consultas.
3. Auto tratamento
A ênfase no auto tratamento capacita o paciente e ajuda a criar uma forte sensação de independência. As pesquisas mostram que os pacientes que são capacitados têm um resultado melhor que aqueles que recebem tratamento passivo.
Outras pesquisas mostraram que um tratamento com exercício específico para o paciente, baseado em um sistema de classificação e monitorando as respostas sintomáticas e mecânicas alcançam melhores resultados que tratamento com exercício não específico.
4. Prevenção de recorrência
Pacientes que foram educados no auto tratamento são capazes de iniciar o tratamento ao primeiro sinal de recorrência. Os sintomas podem geralmente ser aliviados antes que se tornem mais graves.

fonte: INSTITUTO McKENZIE Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s