A força que mantém o ser humano em solo terrestre é a nossa conhecida gravidade. Ninguém está habituado a falar dela todos os dias, mas sem dúvida, você sente a sua influência em seu corpo mesmo sem perceber.
Devido a postura ereta, o ser humano é bastante afetado, já que ela age no sentido da cabeça aos pés, ou seja, o corpo luta para equilibrar seu peso e se manter em equilíbrio se opondo às forças externas.
Esse equilibro é fundamental para uma boa postura, já que os pés sustentam todo o corpo. A percepção corporal é a chave do autoconhecimento para colocar à frente uma série de ferramentas na busca do equilíbrio.
A podoposturologia é o campo da fisioterapia que estuda as alterações posturais através da análise dos pés. Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas posturais e mecânicas. As palmilhas estimulam a pele do pé: As informações necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica também são decorrentes da planta dos pés. Portanto, as palmilhas estimulam os neurorreceptores da pele na região plantar e como resposta ocorre uma reprogramação na estratégia postural.
O que diferencia as palmilhas posturais das ortopédicas:
As palmilhas descritas como ortopédicas tem sua atenção voltada exclusivamente aos pés. Buscam a solução dos problemas localizados nos pés sem levar em conta a sua influência na postura corporal. Já as palmilhas posturais levam em conta outras partes do corpo, o posicionamento dos joelhos, quadril e o equilíbrio da coluna vertebral. Em razão disso, temos um reposicionamento total do corpo que leva ao melhor equilíbrio e alinhamento.
fontes: www.rolfing.com.br http://www.podotech.com.br
Olá! Adorei as informações. Grande abraço.
CurtirCurtir