Uncategorized

PODOPOSTUROLOGIA: O QUE É E QUANDO USAR O TRATAMENTO?

A força que mantém o ser humano em solo terrestre é a nossa conhecida gravidade. Ninguém está habituado a falar dela todos os dias, mas sem dúvida, você sente a sua influência em seu corpo mesmo sem perceber.

Devido a postura ereta, o ser humano é bastante afetado, já que ela age no sentido da cabeça aos pés, ou seja, o corpo luta para equilibrar seu peso e se manter em equilíbrio se opondo às forças externas.

Esse equilibro é fundamental para uma boa postura, já que os pés sustentam todo o corpo. A percepção corporal é a chave do autoconhecimento para colocar à frente uma série de ferramentas na busca do equilíbrio.
A podoposturologia é o campo da fisioterapia que estuda as alterações posturais através da análise dos pés. Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas posturais e mecânicas.                                                                                              As palmilhas estimulam a pele do pé: As informações necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica também são decorrentes da planta dos pés. Portanto, as palmilhas estimulam os neurorreceptores da pele na região plantar e como resposta ocorre uma reprogramação na estratégia postural.

O que diferencia as palmilhas posturais das ortopédicas:

As palmilhas descritas como ortopédicas tem sua atenção voltada exclusivamente aos pés. Buscam a solução dos problemas localizados nos pés sem levar em conta a sua influência na postura corporal. Já as palmilhas posturais levam em conta outras partes do corpo, o posicionamento dos joelhos, quadril e o equilíbrio da coluna vertebral. Em razão disso, temos um reposicionamento total do corpo que leva ao melhor equilíbrio e alinhamento. 

fontes:   www.rolfing.com.br                                                                            http://www.podotech.com.br

Anúncios

Um comentário em “PODOPOSTUROLOGIA: O QUE É E QUANDO USAR O TRATAMENTO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s