Uncategorized

Caminhada aprimora o condicionamento físico e faz perder peso

Ideal é fazer o exercício pelo menos três vezes por semana. A atividade pode ser praticada em qualquer lugar e por qualquer pessoa.
caminhada Se você gosta de uma boa caminhada, saiba que ela é a mais simples e popular de todas as atividades físicas, além de ser uma das formas mais surpreendentes de perder peso e tonificar o corpo. É exercício dinâmico, pois pode ser praticado em qualquer lugar e por qualquer pessoa, ou seja, uma atividade de integração e melhoria da qualidade de vida.

A caminhada melhora o nível do condicionamento físico e ajuda na função cardiovascular e na perda de peso. Fortalece os músculos das pernas e dos glúteos. Também reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e estresse.

Segundo a diretora da Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos – Anda Brasil, Ana Beatriz Cordeiro, o ideal é caminhar pelo menos três vezes por semana, respeitando o próprio ritmo. Se não houver regularidade, o indivíduo corre o risco de criar mecanismos compensatórios: querer fazer atividades físicas excessivas para um único dia, causando ainda mais estresse ao corpo.

Na caminhada, o organismo libera a endorfina, substância que proporciona sensação de bem-estar, reduzindo as tensões do dia a dia. A substância também auxilia na neutralização dos radicais livres, um dos responsáveis pelo processo de envelhecimento do organismo. No entanto, é importante que a pessoa crie hábitos saudáveis, alimente-se antes e fixe horários para praticá-la.

O adepto da caminhada pode alterar a intensidade dos passos, aumentando a velocidade, o percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. O caminhante também deve monitorar a freqüência cardíaca para compreender melhor como o corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e, assim, realizar uma atividade segura e eficiente.

Mesmo que você tenha o hábito de praticar a caminhada todos os dias, é importante seguir as recomendações médicas e algumas técnicas corretas e imprescindíveis para obter bons resultados.

Faça alongamento antes e depois da caminhada
Hidrate o corpo, bebendo água antes, durante e após o exercício
Observe a batida do calcanhar, pois é a primeira parte do pé a tocar no chão, em seguida a planta do pé e, por fim, os dedos
Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas
Mantenha as costas e o abdômen firmes e contraídos
Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros
Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris
Use um tênis apropriado para absorver melhor o impacto com o solo
Em caso de dores nas pernas, diminua a velocidade e evite as ladeiras
Fonte:  Portal da Copa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s