A coluna cervical (pescoço), é muito exigida atualmente com o uso excessivo da tecnologia. Celulares e smartphones são os principais motivos para o aumento exagerado de problemas, e surgem cada vez mais precocemente.
Dores, formigamento, cefaléa e alteração de força dos membros superiores eram queixas somente de adultos; agora temos adolescentes com problemas afins.
A flexão frequente e mantida do pescoço ao manusear os aparelhos, aumenta muito a pressão dentro dos discos intervertebrais levando a dores no pescoço, que podem evoluir até mesmo para hérnias de disco.
Como fisioterapeuta, me preocupa o aumento da busca de fisioterapia para tratamento de torcicolos e dores nas costas de clientes tão jovens.
A mudança na postura para uso do celular é fundamental para evitar e tratar estes transtornos. Com medidas simples se reduz o risco do surgimento de problemas na coluna:
Olhe para o celular sem dobrar o pescoço. Levante a tela do celular, de modo que fique no nível adequado. Isso evita o estiramento excessivo das estruturas e diminui a pressão dentro do disco intervertebral.
São várias as modalidades terapêuticas para se tratar estes problemas de coluna, como RPG, MDT, MCKENZIE etc, mas o melhor ainda é a prevenção.