O desgaste do calçado contribui com informações clinicas sobre o tipo de pisada. Mas ele não pode ser o único meio de informação. Parece ser normal que o calçado gaste mais do lado de fora. Em uma passada normal e talvez em algumas formas de corrida, o pé encosta no chão primeiro com o calcâneo. Este é o momento de maior impacto do pé no solo. Por isso, parece ser normal ocorrer um desgaste na sola na região do calcanhar. Quando este desgaste é muito acentuado pode ser indicio de algum problema com a pisada. No início da pisada o tornozelo está inclinado para fora e no final ele inclina-se para dentro.
O tipo de pisada está relacionado com a maior carga de peso na distribuição sobre os pés. Pode ser uma distribuição de peso mais centralizada no pé como é o caso do pé neutro. Ou uma distribuição mais medial no pé como é o caso da pisada pronada. Ou a carga pode se deslocar mais para a lateral do pé como é o caso da pisada supinada.
A observação desta tendência é feita avaliando o contato do pé todo no solo por fisioterapeuta habilitado. Desde o início com o calcanhar, mediope, antepé e hálux. O calçado pode influenciar a forma de caminhar, a distribuição do peso do corpo sobre os pés, a postura corporal e o movimento humano. Se no seu calçado você observar um maior desgaste na parte de fora ou de dentro da sola ou se você está em dúvida com relação a compra do calçado mais adequado procure um fisioterapeuta treinado nesta técnica . Ele com sua experiência profissional em fisioterapia nesta área poderá contribuir na escolha do calçado
fonte: https://www.podaly.com.br