
Uma postura incorreta vai muito além da aparência física, ela está diretamente ligada a problemas, como dores na região lombar, nas costas e no pescoço, fadiga e até mesmo hérnia de disco. Ela pode ser causada tanto por fatores genéticos quanto pelo descuido diário. Entretanto, existem alguns exercícios capazes de melhorar a postura e promover mais qualidade de vida e bem-estar.
A boa postura elimina as tais dores nas costas, melhora a digestão, porque descomprime o intestino, ajuda a oxigenar melhor o corpo e diminui o risco de lesões na coluna. A atividade física é grande aliada na busca por uma postura melhor e os resultados de uma vida ativa e saudável podem ser percebidos no dia a dia.
Confira 6 exercícios que ajudam a melhorar a postura e a tornar possível todos esses benefícios:
1. Yoga
Uma das atividades físicas mais eficazes para melhorar a postura é, sem dúvidas, a prática de yoga. Essa modalidade é muito conhecida por seus alongamentos, posturas que prezam pelo equilíbrio e alinhamento perfeito do corpo e técnicas de respiração que ajudam a criar consciência corporal. Isso ajuda a prestar atenção no dia a dia e corrigir você mesmo sua postura enquanto está sentado no carro, por exemplo.
É comum ficar tenso depois de muitas horas na mesma posição e acabar retraindo e enrijecendo os músculos de forma involuntária. Por meio de exercícios de respiração e das posturas praticadas ao longo das aulas é possível relaxar o corpo e aliviar tensões nos músculos e nas articulações.
Isso ajuda a aliviar dores nas costas e permite que o alinhamento do corpo seja feito com mais naturalidade. Além de melhorar a postura, a prática de yoga promove a flexibilidade, melhora o alinhamento do corpo, alivia dores nas articulações e aumenta o equilíbrio do corpo.
2. Pilates
Seguindo alguns princípios do yoga, o pilates também é uma ótima alternativa para quem quer melhorar a postura. O método faz uso de aparelhos que auxiliam o aluno a executar os movimentos da forma correta, sem lesionar ou exigir demais do corpo.
Pilates ajuda a trabalhar todo o corpo, tornando-o mais forte, equilibrado, flexível e capaz de realizar os exercícios de maneira natural e extremamente saudável. Trabalhando todos os membros é possível melhorar a postura e o alinhamento dos pés, joelhos e pernas.
Fortalecendo os músculos das costas é mais fácil dar sustentação para a coluna, mantendo-a ereta e evitando posturas incorretas que podem causar dores e desconfortos de curto e longo prazo.
3. Musculação
Movimentos que muitas vezes passam despercebidos e contribuem para uma postura ruim são executados da forma correta por meio da musculação .
Para potencializar resultados é preciso executar todos os exercícios direito, prestando atenção ao alinhamento e, principalmente, à postura. E isso vai além do tempo gasto na academia.
Ao se exercitar com frequência, o corpo passa a naturalizar alguns desses movimentos, tornando-os parte do cotidiano. Sentar com a coluna ereta, distribuir o peso do corpo de forma correta e atentar-se para a posição dos joelhos, são apenas alguns exemplos de hábitos que se tornam comuns ao praticante da musculação.
Além disso, o uso de aparelhos que visam o ganho de força garante músculos e ossos capazes de sustentar o corpo. Para aqueles que já têm problemas de postura, é possível montar fichas com sequências de exercícios próprios para corrigir esses problemas.
A musculação é extremamente popular justamente porque é dinâmica e é personalizada.
4. Ballet
Uma das características mais marcantes do ballet é a postura perfeita de seus bailarinos. A postura correta está associada não apenas à beleza mas à leveza dos movimentos e à força do corpo para executá-los com maestria.
Além disso, a postura correta é essencial para que os bailarinos previnem lesões e dores. Ela também está diretamente relacionada ao alinhamento admirável dos praticantes. Isso porque uma boa postura garante que o peso do corpo esteja bem distribuído e que todos os membros estejam em linha.
5. RPG
RPG significa Reeducação Postural Global e é uma modalidade oferecida cada vez mais por academias de todo o Brasil. Como o próprio nome já diz, esse exercício tem como objetivo revitalizar os músculos responsáveis pela postura e aprimorar seu funcionamento como se estivesse reeducando o corpo e, consequentemente, a postura.
É um método que visa a prevenção de possíveis danos causados pela postura incorreta, e também a manutenção da saúde corporal por meio de sessões com duração média de uma hora cada. Mais do que apenas uma atividade física, a RPG é um método fisioterápico.
6. Alongamento
Grande parte das modalidades citadas acima ajudam a melhorar a postura porque fazem uso de alongamentos. Exercícios simples podem ser adaptados para suas necessidades diárias e podem ser feitos em qualquer lugar, incluindo o tempo sentado no trabalho e a espera em filas, por exemplo.
Além disso, alongamentos aumentam a flexibilidade, descomprimindo músculos, aliviando tensões nas articulações, alinhando o corpo inteiro e ajudando a melhorar a postura.
Exercícios para melhorar a postura são essenciais para garantir a saúde física do corpo e promover bem-estar todos os dias. Uma postura incorreta pode desencadear diversos problemas e, optando pela prática de atividade física é possível preveni-los e manter a qualidade de vida.