- Há períodos do dia em que você não sente dor? Mesmo que por apenas 10 minutos?
A dor se restringe a áreas acima do joelho ou do cotovelo? - Você experimentou mais de um episódio de dor nas costas, no pescoço ou extremidades nos últimos meses ou anos?
- Você se sente pior durante ou logo após curvar ou ficar curvado para a frente, como quando fazendo a cama, aspirando a casa, cuidando do jardim?
- Você se sente pior quando fica sentado por longos períodos ou quando levanta da posição sentado, por exemplo, depois de assistir à televisão ou trabalhar no computador?
- Você associa sua dor com alguma atividade em particular e em geral não sente dor quando não está exercendo essa atividade?
- Você se sente pior quando está parado e melhor quando está movimentando?
- A sua dor nas costas fica melhor quando está deitado de barriga para baixo? (pode ser que você se sinta pior por um tempo antes de a dor diminuir – e, nesse caso, a resposta à pergunta é “sim”)
- Você se sente melhor quando está caminhando?
Se você respondeu “sim” a mais de 4 perguntas, suas chances de se beneficiar com o Método McKenzie são muito boas. Se você respondeu “sim” a 3 ou menos perguntas, você pode precisar de avaliação e tratamento especializado e deve contactar um profissional certificado no Método McKenzie®.
fonte: mckenzieinstitute.org