Uncategorized

Falta de tempo?

cropped-img_08982.jpg
Quem gosta de sentir dor?

Você sabia que é possível tratar e resolver problemas de coluna, desde simples dores, até mesmo hérnias de disco com poucas sessões?! 

Isso mesmo, é possível com uma média de  5 sessões, na grande maioria, ficar livre das dores e limitações que impedem uma vida normal e sem  uso de medicamentos.

 

 

 

Uncategorized

 Quais são os tratamentos para melhorar a postura?

 

 

A Reeducação Postural Global (RPG), Método Mckenzie  e  Pilates são alguns dos mais modernos métodos de fisioterapia para  tratar os problemas de  postura.
RPG é indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio. A RPG trabalha com posturas de alongamento, com finalidade terapêutica ou preventiva.
O tratamento consiste em posicionamento e manutenção vigiada da postura corrigida, visando o alongamento dos músculos, que com o passar do tempo ficaram encurtados e causaram os desvios posturais.  Durante a sessão a respiração correta é estimulada porque o principal músculo da respiração (diafragma) tem grande importância nos desvios da coluna vertebral.

As sessões são individuais e duram cerca de uma hora. O tratamento, livre de medicamentos, é baseado em movimentos padrões e deve ser feito sob orientação de um fisioterapeuta credenciado nesta técnica.
A RPG foi criada na década de 80 pelo francês Philipe Souchard e ganhou repercussão mundial após mostrar que poderia ser eficaz no fortalecimento da estrutura óssea e dos músculos que sustentam a coluna.
Já o Pilates entra como prevenção, terapia e exercício de condicionamento e fortalecimento muscular. Além de fisioterapeutas, educadores físicos também estão capacitados a ministrar  aulas de Pilates.

Por isso, o método é usado por pessoas  com ou sem queixas de dor e o praticam como forma de condicionamento físico. Diferente da RPG, que é voltado para o tratamento de patologias relacionadas com a coluna.
No Pilates, a resistência é graduada por molas. Além de uma postura mais bonita, a musculatura se desenvolve de forma harmônica e rapidamente se observam os resultados, principalmente na definição do abdômen; uma vez que esta musculatura é exigida em todos os exercícios.

Já a correção da postura no Método Mckenzie é feita a partir da concientização da postura incorreta e da sua correção; técnicas estas que apesar de serem simples na execução tem um resultado surpreendentemente rápido e eficaz. É indolor e com poucas sessões é possível se ter alta com bom resultado.

Francisca Resende

Uncategorized

Dra. Francisca …

A Dra. Francisca Resende trabalha com o Método Mckenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica.  É  uma  das poucos profissionais no Brasil com o Certificado MDT (Mechanical Diagnosis and Therapy) emitido pelo Instituto Mckenzie Internacional, o que significa a aptidão mínima necessária, em termos de treinamento, para trabalhar com o Método Mckenzie em alto nível de qualidade.  Este certificado é reconhecido internacionalmente e significa que o profissional já realizou todos os módulos de treinamento do método e passou pelo exame de avaliação realizado pelo Instituto Mckenzie.

São objetivos deste tratamento:

1- Eliminar os sintomas;
2- Restabelecer a função motora;
3- Prevenir reincidências.

Tudo isso sem uso de medicamentos e sem cirurgia.

Se você já foi avaliado por outros profissionais e lhe disseram que necessita de cirurgia para se recuperar, saiba que menos de 10% dos pacientes realmente precisam ou se beneficiam do processo cirúrgico para recuperação de problemas lombares ou cervicais.  Procure um especialista no Método Mckenzie e faça uma avaliação.

Você irá aprender a cuidar da sua coluna e ainda tem até 90% de chance de se tratar sem a dependência de remédios ou de cirurgia.